1- Se você pagou hoje R$1.300, semana que vem ou, na próxima, o mesmo computador estará custando R$1.000.
A tecnologia avança muito rapidamente. Em questão de dias são lançados novos produtos e soluções ao mercado. Não adianta levar em consideração o preço e pesquisar infinitamente que, ao final das contas, sempre você achará melhor opção. A solução é investir naquilo que realmente se encaixa dentro do seu orçamento e satisfaça todas as suas necessidades.
2- Seu computador veio com um monitor muito grande (igual ou maior que 20 polegadas). Para navegar pela Internet, ver fotos e assistir filmes é uma maravilha, mas…
Se você comprou seu computador inspirado para jogar Games digitais, com um grande monitor você terá uma grande desvantagem se não possuir uma boa Placa de Vídeo. A resolução do jogo será baixa em relação ao monitor e você verá imagens serrilhadas e deformadas. Portanto, preste muita atenção na hora de adquirir seu novo computador.
3- Você é um usuário doméstico, usa o computador apenas para navegar na Internet e realizar outras tarefas. O novo HD é de 500GB ou maior. O que fazer com esse espaço todo?
Se você é um usuário doméstico e não utiliza muito espaço em disco, com certeza se deparará com vários anúncios de computadores com HDs extremamente espaçosos. Não se iluda achando que com mais espaço você terá um maior desempenho. Se este HD chegar a encher e você precisar passar um antivírus ou até mesmo desfragmentar, o tempo perdido será muito grande e totalmente desnecessário.
4- O computador saiu por um preço reduzido, na grande maioria, porque o sistema operacional é Linux.
Geralmente os usuários que não prestam muita atenção na hora de comprar computadores, principalmente pela internet, e são surpreendidos ao ligarem o equipamento. Quando o preço está reduzido, geralmente, é porque o sistema operacional pré-instalado é o Linux, que é gratuito. Mas nem sempre os usuários estão aptos a migrarem oficialmente para este sistema. Neste caso, você ainda gastará mais dinheiro para formatar o computador e instalar um outro sistema operacional.
5- Quando o computador apresentar algum defeito, se você comprou pela internet, não vai poder reclamar cara-a-cara.
Quando você compra o computador em uma loja física de sua cidade, para reclamar basta chegar ao balcão e questionar com o vendedor. Mas se você comprou pela internet passará por um longo processo de atendimento ao cliente, que repassará seu contato para os setores superiores até que você realmente receba uma resposta convicta e um sinal positivo. Algumas empresas não se responsabilizam pelo frete de retorno, ou seja, além de você sofrer para conseguir a devolução do produto terá de arcar com todas as suas despesas de transporte, para que chegue até a empresa que lhe vendeu.
6- Se você abrir seu computador, seja para limpar ou instalar algum novo componente, automaticamente está perdendo a garantia.
Dentro de um determinado período (geralmente 12 meses) seu computador terá uma garantia de fabricação. O gabinete estará selado e, em alguns casos, até lacrados. Para abrir seu computador será necessária a violação destes lacres e selos. Isso implicará na automática e imediata perda da garantia. Algumas empresas fornecem uma autorização para abertura do gabinete, mas são raras excessões. Além disso, existem algumas empresas que removem a garantia ao computador se este for formatado. Antes que me perguntem, vou logo respondendo: isso acontece no Brasil. Portanto, tenha sempre essa informação atualizada com a empresa que lhe vendeu seu computador.
7- Nem todos os periféricos do computador são de boa qualidade como a descrição pode dizer.
Você pode ver uma bela descrição por escrito do computador, mas ter uma grande decepção ao vê-lo fisicamente. Existem grandes variações de marcas para um determinado modelo de hardware, e se seu computador teve um baixo custo, provavelmente, uma marca mais fraca foi utilizada. Preste muita atenção nessa parte, pois se você se arrepender ainda terá poucos dias para voltar atrás na aquisição e trocar o produto ou até mesmo devolvê-lo.
8- Se seu computador vem com antivírus de fábrica, sua licença não durará para sempre.
É incrível como algumas pessoas acreditam que o antivírus durará para sempre, ainda mais quando se trata de um que veio de fábrica. Esses softwares, de modo geral, duram por 30, 60, 90, 120 ou 365 dias. Após este período, você será obrigado a renovar a licença original para continuar desfrutando da proteção. Se você é um usuário leigo, preste muita atenção nessa informação ao adquirir seu computador pois, com certeza, uma taxa extra foi adicionada ao valor do computador para cobrir a utilização deste software antivírus.
9- Se jogou fora as caixas (embalagens) onde seu computador veio depositado, você já perdeu sua garantia.
É muito comum encontrar pessoas que jogam as embalagens fora. Se você já fez isso, tome muito cuidado. Ao comprar um novo computador, JAMAIS jogue fora as embalagens. Elas são sua garantia! Quando você precisar substituir o computador ou enviá-lo para a assistência técnica por meio da garantia, a Empresa que vendeu o produto solicitará as embalagens originais e a nota fiscal. Se você não tem as embalagens não poderá provar de onde veio o computador. Portanto, fica um importante alerta a todos.
10- Se você comprou seu computador somente para entrar no “Orkut e MSN”, com certeza, jogou dinheiro fora.